1- Perfil do Entrevistado -
- nome:
- atividade desempenhada:
- descrição de sua experiência/perfil:
Sou a Katia Macedo, coach especializada em executivos e negócios, atualmente à frente da Premium Coaching.
Antes de atuar como coach, por mais de 15 anos ocupei posições executivas de Gerência, Diretoria e no Conselho de Administração de diversas empresas petroquímicas.
Tenho formação em Engenharia Química pela UFRJ, pós graduações no Brasil e na Itália em Engenharia Econômica e Processos, MBA em gestão executiva pela COPPEAD, com diversos cursos de extensão no Brasil em Estratégia, Marketing e Liderança, nos Estados Unidos (Kellogg University Chicago) e na Inglaterra (Churchill College, Cambridge University).
Encantada recentemente pelo Direito, em 2014 concluo graduação na PUC-RJ com ênfase em Direito Empresarial.
Na minha vida pessoal, gosto de gente, de praia, de ler, correr, namorar, viajar e, sobretudo, de usufruir a companhia do meu filho Vítor e meus felinos abissínios Zeus e Thor.
2- Para você o que é Projetar Pessoas?
É inspirar o exercício de uma liderança autêntica, que não tenta emular o comportamento de quem quer que seja, nem precisa esperar por funções ou posições hierárquicas para existir, porque essa liderança, nós a exercemos sobretudo sobre nós mesmos, ao nos desafiarmos diariamente a sermos melhores e a caminharmos na direção dos nossos sonhos.
3- Conte uma vivência aonde você foi projetado enquanto pessoa:
Na minha carreira, não foram poucas as vezes que tive a felicidade de estar sob a liderança de profissionais que viam em mim competências que à época eu não sabia que tinha e que, por me confiarem tarefas à altura dessas qualidades, em muito me ajudaram a delas tomar consciência e, principalmente, delas me apropriar.
Assim, as missões que me pareciam instransponíveis quando recebidas, ao serem vencidas deixaram como resultado uma confiança cada vez maior na minha capacidade de encarar os desafios, e isso se tornou um dos meus melhores ativos.
Não só para o trabalho, mas para toda a minha vida.
No meu íntimo, entretanto, acredito que o mais importante para a descoberta da pessoa que eu sou e da construção da minha autoconfiança foram as grandes dificuldades que desde muito cedo tive que atravessar na minha vida pessoal.
Sentir-me vítima das circunstâncias nunca foi uma opção, e aprendi a redesenhar dentro de mim esses eventos, tirando deles motivação para a superação de obstáculos e para a construção de um arsenal de recursos emocionais, cognitivos e comportamentais que me foram e ainda são essenciais.
Não venci todas as batalhas, mas a maioria delas, e ter superado tantas dificuldades me fez uma pessoa melhor.
Hoje nada mais me tira o sentimento de poder vencer, ou a coragem de lutar por isso.
4- Cite uma situação em que você pôde contribuir para a projeção de uma pessoa :
Desde sempre, vejo como missão despertar a energia motivacional das pessoas, desafiando-as na direção do que elas têm de melhor.
Na vida corporativa, o fato ter sentido na pele a potência realizadora dessa confiança genuinamente depositada em mim me fez querer fazer o mesmo pelas pessoas ao meu redor.
Sempre digo que obtive ótimos resultados em empreendimentos que dependiam majoritariamente de mim, mas que melhores e mais gratificantes foram as conquistas alcançadas com as equipes e os profissionais excelentes que tive a oportunidade de contratar, desenvolver e, sobretudo, apoiar e estimular ao longo da minha carreira como executiva.
Hoje eles estão por aí, assumindo posições de grande projeção e, certamente, fazendo o mesmo pelos seus liderados num ciclo positivo.
Eu gosto de gente, e acredito que as pessoas podem muito mais do que acham que podem.
Nós precisamos tomar consciência do nosso potencial, das nossas qualidades e da verdadeira dimensão das nossas limitações para que possamos usar nossas alavancas propulsionadoras e, ao mesmo tempo, construir estratégias para superar nossas fragilidades em prol dos nossos objetivos de vida.
Hoje, como coach, apoiar os meus clientes nessa reflexão tão poderosa é o meu trabalho, e os resultados alcançados por eles nas suas carreiras e nos seus negócios falam por si.
É o que me nutre a cada dia.
5- Passe uma mensagem para o Projetando Pessoas :
A liderança autêntica se alcança quando a gente vive pelos nossos valores.
De certa forma, eles podem ser escolhas e convicções construídas ao longo da vida, mas é apenas nos momentos em que tomamos decisões difíceis e nos vemos preservando não todos, mas apenas alguns desses valores é que temos noção daqueles que são de fato nossos alicerces.
O autoconhecimento é fundamental.
Da mesma forma, também precisamos entender quais são nossos reais motivadores internos.
Muitos de nós, profissionais e executivos, baseamos nossa definição de sucesso em referências externas de status, remuneração, fama e reconhecimento.
Esses motivadores podem ser importantes, mas em geral essas conquistas não se bastam porque nunca o que se obtém nos parecerá suficiente.
Como o referencial, nesse caso, não é inercial, quando a referencia externa muda, com ela vai mudando a nossa percepção de satisfação.
Isso está na base das frustrações e na falta do sentimento de realização.
Quando sabemos o que nos faz verdadeiramente felizes, nos afastamos do materialismo rasteiro e nos aproximamos do sentimento de plenitude e da satisfação com a nossa vida, nossa carreira e nossa vida profissional.
6- Sugira o que gostaria de encontrar no Projetando Pessoas no próximo ano do Site:
Gosto de conhecer os livros e artigos que mais influenciaram as pessoas nas suas vidas e carreiras.
A partir dessas leituras de pessoas e líderes que admiro, encurto o meu caminho na construção de mais conhecimento.
Uma pesquisa nesse sentido pode ser um belo guia para os leitores do Projetando Pessoas que, aliás, já têm tanto o que aproveitar!
[jetpack-related-posts]