1-Perfil do Entrevistado
Escritor, palestrante e consultor em treinamentos, Sr. Gentileza – como é conhecido esse fluminense graduado em Turismo – é um dos palestrantes mais requisitados do momento. Percorreu um longo caminho até ser reconhecido por seu trabalho por obter excelentes resultados nas áreas de ambiente profissional, qualidade no atendimento, vendas, relacionamento interpessoal, capacitação profissional , turismo e hotelaria.
Palestrante em diversas Instituições públicas e privadas, Sr. Gentileza desenvolve com sua plateia técnicas eficientes e definitivas para auxiliar cada um deles a alcançar a excelência na prestação de serviços e no atendimento ao público, podendo assim ter maiores chances de crescimento profissional e desenvolvimento pessoal. Isso gera, em curto prazo, um salto na produtividade e comprometimento de sua equipe.
Comportamento é condicionamento. A proposta é quebrar esse paradigma negativo e criar um novo comportamento pautado na cordialidade, respeito ao próximo, solidariedade e na gentileza no trabalho, sem esquecer, é claro, da rentabilidade.
É escritor e autor de “Como driblar a raiva no trabalho”, “Gentileza no trabalho”, “O que papai não me ensinou” e coautor de “A arte de se tornar um profissional cobiçado”, além de escrever artigos e ser colunista de jornais, sites e revistas de todo o Brasil.
Milhares de pessoas já assistiram as apresentações ou participaram dos treinamentos do programa Gentileza no Trabalho. A eficácia é garantida, pois esse predicado, a gentileza, é capaz de transformar as pessoas, empresas e resultados.
2-Para você o que é Projetar Pessoas?
Projetar pessoas, pra mim, significa acreditar no que elas têm de bom, valorizar e ajudá-las a alcançar alguma posição na sociedade – de forma que seja estimulada e esteja motivada a continuar. Seja no trabalho ou em algum projeto pessoal, muitos precisam somente de um apoio e segurança daqueles que estão próximos. Por exemplo, um empreendedor que sonha em abrir seu próprio negócio, como transformará isso em realidade sem o crédito do parceiro, dos pais ou dos amigos? No caso daqueles que desejam fazer uma carreira numa empresa, precisam de retorno o tempo todo, para balizar seu trabalho e saber onde podem melhorar. Esse “feedback” é fundamental em todos os instantes, mesmo depois de uma projeção concreta.
3-Conte uma vivência aonde você foi projetado enquanto pessoa.
Existem momentos marcantes das minhas vidas pessoal e profissional. Alguns são tão marcantes que se tornaram divisores de água para mim. Considero alguns eventos como oportunidades que tive de projeção, seja como ser humano, como homem (pai, filho e marido) ou profissional. Um desses momentos – que me projetou como profissional e me fez repensar minha função como agente social – aconteceu em 2012 quando ganhei o “Prêmio Ser Humano” oferecido pela ABRH Nacional (Associação Brasileira de Recursos Humanos) – com o melhor programa de gestão de pessoas no país. Esse programa é o motivo da minha resignificação como homem e profissional pois é a aplicação da “Gentileza” no ambiente profissional. Como ser gentil com algum colega de trabalho de forma natural se não sou gentil com minha família por exemplo? Além disso, alguns conceitos como sustentabilidade e preocupação com o próximo estão embutidos nessa metodologia. Como podem ver espalhar a Gentileza no mundo só é possível se estiver presente dentro de mim.
4-Cite uma situação em que você pôde contribuir para a projeção de uma pessoa.
Existem vários exemplos de projeção de pessoas através do meu trabalho e me sinto privilegiado por isso. Acreditar na gentileza e praticá-la pode abrir portas, não só em questões profissionais, mas da alma também. Desde o final de 2011 desenvolvemos na nossa empresa um programa de responsabilidade social onde destinamos parte dos resultados para instituições beneficentes, sempre nas regiões onde faço palestras ou ministro treinamentos. Então, não colaboramos para que uma única pessoa seja projetada, e sim grupos inteiros de seres humanos desprivilegiados e que aguardam a solidariedade da sociedade.
5-Passe uma mensagem para o Projetando Pessoas.
Projetar pessoas é isso o que a Sandra Portugal faz brilhantemente. Seu trabalho nos mostra a importância de acreditar nas pessoas e valorizar seu potencial, desde as pequenas coisas até os grandes feitos. Parabéns por esse trabalho inestimável e fundamental para o crescimento interior de todos nós!
6-Sugira o que gostaria de encontrar no Projetando Pessoas no próximo ano do Site.
Sandra, gosto tanto do seu trabalho que seria uma ousadia sugerir temas ou ideias para o Projetando Pessoas. Mas, já que insiste, sugiro temas ligados à responsabilidade social e ao meio ambiente. O que acha? Inclusive li um livro recentemente que é fantástico. Chama-se: Conversas com Líderes Sustentáveis. Tenho certeza de que vai adorar!
[jetpack-related-posts]