1-Perfil do Entrevistado:
-nome
– Mafalda S.
-atividade desempenhada
– Directora de Serviços – Dirijo uma instituição vocacionada ao apoio a pessoas idosas.
2-Para você o que é Projetar Pessoas?
Para mim é levar as pessoas a responsabilizarem-se pelas suas próprias vidas.
É dar-lhes a conhecer uma série de caminhos, valores, e outras experiências de vida, que as levem a meditar na altura em que fazem as suas próprias escolhas, para que o façam conscientemente, em prol de uma vida melhor.
É influenciá-las com o meu próprio exemplo de determinação, tentando várias estratégias para ser mais feliz e, tendo em mente que mesmo que falhe, me erguerei e voltarei a tentar.
É ser solidária, praticando o bem em acções concretas, para que quem hoje se encontre numa situação má consiga perceber que há quem se importe, e que é possível melhorar.
3-Conte uma vivência aonde você foi projetado enquanto pessoa:
Quando leio.
A verdade é que a leitura me indica muitos caminhos, muitas estratégias de vida. Esta tem contribuído para o meu desenvolvimento enquanto pessoa: a nível de ser/estar, saúde, financeiro, organização/gestão de tempo, etc.
Os livros são os meus «mentores». São eles que têm contribuído para me manter motivada, de modo a cumprir a minha missão de vida.
4-Cite uma situação em que você pôde contribuir para a projeção de uma pessoa:
No dia-a-dia com a minha filha.
Sinto efectivamente que a estou a educar/projectar para a felicidade.
E como sei que resulta?
Pelas suas atitudes: pelos seus gestos e palavras carinhosas, por ser educada (quando utiliza expressões como «obrigada» ou «com licença»), pela sua empatia (quando alguém está doente, preocupa-se com o bem-estar dessa pessoa), por compreender que existem regras (percebe que determinados comportamentos geram dadas consequências – mesmo que as tente infringir, note-se), por ser determinada e lutar pelos seus objectivos, por preferir estar com a família (fazer um bolo com a mamã é muito mais divertido do que estar a ver um programa de TV), por ser sociável (se ninguém a chamar para brincar, ela própria vai meter conversa com as outras crianças), etc.
Este é o meu grande projecto de felicidade, pois quero dar-lhe as ferramentas para que saiba ser feliz.
Bem, deveria mencionar uma só situação e já estou a falar de várias, mas tenho que referir que também o tenho feito com as minhas amigas.
Noto que algumas começaram a ler livros para se desenvolverem pessoalmente (não o faziam antes) e começaram a mudar a sua atitude perante a vida.
Sinto-me grata por isso.
Por último, o objectivo do meu blog, passa justamente por isso.
E se eu conseguir ajudar a melhorar a vida de alguém, então sentirei que já valeu a pena.
5-Passe uma mensagem para o Projetando Pessoas:
Sandra, querida amiga, desejo-te determinação para continuares com este projecto.
A verdade é que as informações que deixas neste blog ajudam a projectar as pessoas que o lêem.
E acredita, se porventura só conseguisses melhorar a vida de uma pessoa, já teria valido a pena. A questão é que sei que melhoras muitas mais, por isso força, esta é a tua missão de vida.
6-Sugira o que gostaria de encontrar no blog Projetando Pessoas no próximo ano:
Exemplos de histórias de vida de pessoas que também olharam para as suas vidas como um projecto e que foram bem-sucedidas.
Como já escrevi em tempos “podemos aprender com os seus exemplos de persistência e tirar lições da forma como estes lidaram com adversidades”, “pode ser inspirador e motivar-nos a tentar alcançar os objectivos que conduzem à nossa realização pessoal”.
Eu própria estou a pensar incluir uma rubrica deste género no meu blog.
Querida amiga, obrigada pela entrevista
Aproveito para desejar votos de sucesso não só para o teu blog (que já é um sucesso),
mas para toda a tua vida
Um abraço,
Mafalda
Conheci Mafalda S. há quase 1 ano, no mundo da internet.
Mafalda possui um blog maravilhoso e extremamente bem cuidado:
http://manualdafelicidade.blogspot.co
A Felicidade é o Caminho: O blog significa o seu compromisso pessoal, de procurar a felicidade, e que através desta busca, de descobrir a essência da felicidade. Ela espera tornar alguém realmente feliz e quer poder espalhar felicidade à sua volta.
Por isso convidei Mafalda a nos encher de felicidade através de sua energia vibrante!
Nossa afinidade e amizade começou no mundo virtual, mas tenho certeza de que ainda nos conheceremos pessoalmente(ou em Portugal, ou no Brasil) e estreitaremos nossos laços de amizade!
Mafalda , muito obrigada por sua contribuição, tenha certeza que você já me faz muito feliz com suas postagens diárias e mais agora com sua entrevista!
Você se sente projetado enquanto pessoa através da leitura?
Se sim, me diga em que situação?
Comente, envie um email?
[jetpack-related-posts]