Projetar Pessoas por Mauro Guimarães

23 jan 2014

mauro

1- Perfil do Entrevistado -

- nome:
Mauro de Souza Guimarães

- atividade desempenhada:
Sócio Fundador da empresa de Treinamentos "Interplan Soluções em Conectividade Ltda" www.interplan.com.br

interplan

- descrição de sua experiência/perfil:
Sou Engenheiro Eletrônico com formação em Análise de Sistemas.

Desenvolvi ao longo de 21 anos de existência da Interplan, mais de 20 cursos de T.I (Tecnologia da Informação) ligados à área de Projeto de Redes, de Análise de Sistemas , de linguagem de Programação...
Desenvolvi um Portal de Ensino à Distância que hoje possui um curso completo da linguagem de Programação Java e da linguagem Android.
Mais de 5.000 (cinco mil) pessoas tiveram algum treinamento na Interplan o que muito me orgulha pois, de certa forma, contribuímos para que estas pessoas pudessem melhorar profissionalmente.

2- Para você o que é Projetar Pessoas?

Ao meu ver, projetar pessoas é poder identificar aquilo que elas possuem de melhor e fazê-las perceber este valor. A partir do momento em que a pessoa acredita no seu potencial e com uma ajuda de um Mentor, de um Orientador, pode desenvolver melhor suas habilidades, de forma mais segura.

3- Conte uma vivência aonde você foi projetado enquanto pessoa:

Foi há muito tempo atrás.
Em 1985, quando eu estava saindo do meu primeiro emprego, eu precisava de um aviso prévio rápido, pois a nova empresa, onde eu ganharia 4 (quatro) vezes mais, precisava de um profissional com o meu perfil.
A vaga seria minha se eu pudesse assumir o cargo em uma semana.
Então, a empresa onde eu trabalhava disse que só me liberaria, se eu desse um treinamento para mais de 100 pessoas, de todas as partes do Brasil.
Se eu aceitasse o desafio, eles me liberariam ao final de uma semana.
Eu fiquei "gelado" mas entendi que aquela troca, seria uma forma de conseguir o novo emprego.
Eu simplesmente detestava dar aulas, falar em público ou algo similar.
A partir desta experiência, eu desenvolvi uma afinidade e uma habilidade que se tornou o meu maior recurso profissional: saber transformar um tema em uma aula atraente; saber motivar pessoas a aprender de forma correta e se aplicarem para entender o assunto.
Entendi depois, que foi desta forma que eu fui , digamos, Projetado como Pessoa: tendo atribuído a mim a responsabilidade de transmitir o conhecimento sobre um tema, eu me transformei em um Instrutor, um Professor, o que me dá muito orgulho.

4- Cite uma situação em que você pôde contribuir para a projeção de uma pessoa:

No final do ano passado, eu vendi minha participação em uma empresa de Treinamento. Antes de sair, eu pedi que me dessem um contrato em branco para indicar uma pessoa para o treinamento de "Operador de Computador". O contrato em branco significava que a pessoa indicada, não iria pagar nada. Eu indiquei o porteiro do prédio em que trabalho: o Leandro. Este rapaz, era "Auxiliar de Portaria" e com a minha indicação, ele fez um curso de Operador de Computador, que durou 12 meses. Ao final destes 12 meses, ele recebeu uma proposta para trabalhar numa firma, no próprio prédio onde ele trabalhava como auxiliar de portaria.
Atualmente o Leandro está muito bem; Ganha três vezes mais do que ganhava na portaria e já foi promovido. Ele está feliz, e pensando em fazer outros cursos.
Desta forma, eu dei uma ajuda para ele seguir em frente. Acho que consegui Projetar esta Pessoa, que mereceu e aproveitou esta oportunidade.

5- Passe uma mensagem para o Projetando Pessoas:

Acredito muito no Projetando Pessoas, primeiro porque é feito com muito Amor e tudo aquilo que é feito com Amor, tem bons resultados; em segundo lugar, porque é muito útil pois a maioria das pessoas precisa de bons conselhos, boas dicas e da construção de um networking e o Projetando Pessoas facilita isto.
Minha mensagem é esta: Muito obrigado, por ainda poder encontrar locais como o Projetando Pessoas.
É uma missão muito importante e extremamente necessária.

6- Sugira o que gostaria de encontrar no Projetando Pessoas no próximo ano do Site:

Acho que poderia ser legal, acrescentar mais uma pergunta aos entrevistados: citar um livro ou um filme que tenham tido influência determinante em alguma parte de suas vidas.
Eu digo qual foi o meu: foi um livro.
O livro chama-se "100 dias sob céu e mar", do Amyr Klink.
Eu estava, em 1992, numa dúvida se queria ter uma carreira como Engenheiro em uma grande Empresa de Tecnologia (onde eu era Gerente de Laboratório) ou se montava uma empresa de treinamento.
Dúvida muito cruel.
Por acaso, li o livro do Amyr Klink, que narra o projeto e a viagem dele, da costa da África à costa do Brasil, dentro de um barco minúsculo, a remo. Claro que o barco era um barco "adaptado" para uma pessoa, com uma cabine, remos especiais, etc mas mesmo assim...
Eu pensei: putz, se este cara atravessa o Atlântico numa "caixa de fósforos", eu posso atravessar a minha vida, dentro de mim mesmo, criando a minha empresa e projetos...
E aqui estou, 21 anos depois, ainda fazendo a minha travessia...
[jetpack-related-posts]