Projetar Pessoas por Sílvia Barbosa

28 jul 2011

silvia-barbosa

1- Perfil do Entrevistado

Silvia Soares Barbosa

Atividade desempenhada:

Gerente de Projetos

Certificada PMP pelo PMI em 2004, Pós-Graduada em Gerência de Projetos pela UFRJ, MBA em Gerência de Telecomunicações pela FGV, graduada em Matemática com extensão em análise de sistemas pela UERJ.

20 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação, distribuídos pelos ambientes de rede local, Unix e grande porte. Atuando em empresas de expressão em seus segmentos, envolvendo suporte técnico, implementação, produção e gerência de projetos.

Experiência em desenho/otimização de processos utilizando frameworks e metodologias. Experiência em negociação e gestão de vários contratos de prestação de serviços.

Liderança do projeto de Implantação de Governança de TI. Desenvolvimento do Balance Score Card de TI com conhecimentos de COBIT, ITIL, PMBOK, Six Sigma, e ferramentas de qualidade.

Profissional orientada para resultados rápidos e com qualidade. Experiência e facilidade em lidar e me adaptar a situações complexas, adversas e com prazos desafiadores.

Experiência em liderança de equipes operacionais heterogêneas (terceiros e funcionários), tendo como fortalezas a comunicação e trabalho em equipe. Tendo como características pessoais: carisma, entusiasmo, criatividade, bom-humor, flexibilidade, pró-atividade e disciplina.

2- Para você o que é Projetar pessoas?

Projetar pessoas é contribuir para o crescimento pessoal e profissional a partir de açöes incorporadas em seu dia-a-dia que säo transmitidas às pessoas com quem você se relaciona. Em minha vida profissional pude contar com muitos bons exemplos(isto eu quero para mim) e anti-exemplos(este comportamento eu näo quero para mim) ambos contribuíram para a minha formação profissional .

3- Cite uma situação em que você pôde contribuir para a projeção de uma pessoa:

Tive um estagiário que não conhecia/reconhecia seu potencial profissional. Ele é inteligente, criativo, competente, ético e comprometido mas como estava em início de carreira desconhecia o seu “real” valor, ele era do tipo ideal para aquele tipo de “chefe” que “não tem muita competência mas é bem relacionado na empresa e literalmente se apoia em pessoas competentes mas que não fazem barulho nem ocupam espaço”, cercadas por pessoas como o meu estagiário, ele passaria a imagem de competente usando o trabalho alheio sem compartilhar os resultados e autorias. Pois bem com a convivência, fui capaz de fazê-lo reconhecer seu valor e acreditar que tudo que ele realmente quisesse ele poderia conseguir pelo menos foi isto que ele me escreveu num depoimento emocionante para mim.

4- Passe uma mensagem para o Projetando Pessoas.

“Fico feliz de ter participado daquela reunião em sua casa em 2009 e poder ver hoje os frutos daquela iniciativa agora com forma, consistência e conteúdo.

Parabéns!!!!

Bjs,

Silvia Barbosa”

5- Sugira o que gostaria de encontrar no Projetando Pessoas no próximo ano do blog:

Fóruns para discussão de assuntos de interesse tanto para desenvolvimento pessoal como profissional;

Silvinha é uma amiga querida que fiz no ambiente profissional. Trabalhamos juntas em várias empresas, na Mesbla, na Companhia Siderúrgica Nacional, na Intelig!

Nossas famílias são amigas! Nossas filhas são muito amigas e estão crescendo juntas! O sucesso e a ascenção profissional de Silvia, são motivo de honra para mim, que pude acompanhar muitos desses passos ao longo desse caminhar!

Sílvia você merece cada conquista!

Qual a sua história de ascenção profissional e pessoal? Como você foi projetado?

Comente aqui no blog ou envie um email para projetandopessoas@hotmail.com
[jetpack-related-posts]