Projetar Pessoas por Thaiza Vitória

16 jan 2014

thaiza

1- Perfil do Entrevistado –
- Nome: Thaiza Vitória- www.thaizavitoria.com
- Atividade desempenhada:
- Descrição de sua experiência/perfil:

Baiana, apaixonada por autoconhecimento e desenvolvimento emocional.
Atuo como Advogada Consultiva, Professional & Bussines Coach, Analista Comportamental e Presidente da Comissão OAB/Mulher da 31° Subseccional OAB/RJ.
Tenho vivência de mais de uma década na área de Direito, mestranda em psicanálise, com mais de 2.000 horas de prática em Coaching Individual junto a Advogados e Coaching para grupos.
Coautora do livro PNL & Coaching e Coordenadora do Manual Coaching para Advogados que tem previsão de lançamento para primeiro semestre de 2014.
Autora dos E-Books com milhares de acessos: “ Como ser uma Coach de sucesso” e “ Sou advogado, e agora?”.
Depois de Processos longos e dolorosos de autoconhecimento, pude ter condições emocionais e intelectuais de facilitar resultados na vida dos meus clientes.
Desenvolvi ativamente minha vida profissional desde os 12 anos, tendo sempre a Visão como o principal combustível dos meus sonhos.
Um desses sonhos foi a Formação em Direito que me proporcionou desde o segundo semestre, o aperfeiçoamento da comunicação e gestão de relacionamentos divergentes.
Em minha caminhada, observava a necessidade de desenvolver novas habilidades, praticar novos comportamentos, dissolver traumas e bloqueios do passado para conseguir alcançar outros sonhos.
Nesse contexto, busquei ajuda através de um Processo de Coaching que surgiu como um divisor de águas em minha vida.
A partir daí descobri que também tinha talento para desenvolver pessoas e que de fato adorava mesmo aprender e compartilhar aprendizado.
Hoje minha carreira se concentra em duas grandes paixões: O DIREITO e o SER HUMANO.

2- Para você o que é Projetar Pessoas?

Entendo que projetar pessoas é soprar brasas, eliminar os excessos que impedem a pessoa de ver seu potencial.
Ajudá-los a descobrir as crenças que os movem e apresentar algo que gere alívio e desenvolvimento. Acredito que nos relacionamentos deve prevalecer a máxima, AV e DV, “antes de você” e “ depois de você”.
Se não marcamos positivamente a vida das pessoas que passam por nós, mesmo que de forma superficial, algo está errado com nossa missão de vida.

3- Conte uma vivência aonde você foi projetado enquanto pessoa:

Houve dois momentos em que fui projetada.
Quando me converti ao Cristianismo e comecei a caminhar com um mentor que pôde ser capaz de ser meu conselheiro perfeito.
O segundo momento foi no primeiro processo de coaching de vida.
Ali descobri tantas coisas sobre mim que foi possível passar a realizar sonhos de forma consciente e planejada.
Após esses eventos, fui projetada a me tornar mais humana, sensível, empática e próspera.
Essa caminhada não vai terminar nunca, mas é maravilhoso olhar pra trás e ver que não tenho mais certas rugas de expressão ou dores de tensão que acreditava ser minha própria identidade.

4- Cite uma situação em que você pôde contribuir para a projeção de uma pessoa:

Sempre atrai pessoas problemáticas.
Elas me viam como um bálsamo por algum motivo.
Como não tinha técnica, sempre me envolvia emocionalmente nos problemas alheios, apresentando soluções que reputava adequadas, criando sempre relações de dependência.
Com passar do tempo essa relação sempre falia, eu me enfadava e a pessoa passava a perceber que minhas repostas eram insuficientes.
Quando aprendi as ferramentas de Coaching pude ajudar verdadeiramente as pessoas.
Pude ter a maturidade de esperar que as pessoas encontrassem sozinhas as respostas que precisavam. Aprendi a perguntar, aprendi a separar a emoção da verdadeira intenção das pessoas.
Um caso interessante foi de uma coachee advogada que não conseguia cobrar honorários justos.
Tinha vergonha, sempre apresentava o valor com opções de descontos e parcelamentos, reduzia o máximo possível e em muitos casos patrocinava ações gratuitamente por medo de perder o cliente.
Descobrimos uma raiz profunda de baixa autoestima e começamos a trabalhar seu amor próprio.
Visitamos os fatos que condicionaram o seu desamor e fizemos um trabalho de educação emocional.
Desde o ano passado ela cobra até por consulta, coisa que pouquíssimos advogados fazem.

5- Passe uma mensagem para o Projetando Pessoas:

Quando estamos envolvidos em determinados problemas, percebemos soluções emocionais como blá blá blá de gente zen.
Mas quando nos permitimos aprender algo novo sobre nossas emoções e sobre como um ser humano funciona, fica mais fácil lidar com os problemas.
Passamos décadas nos dedicando a educação formal, aprendendo sobre as mais diversas ciências, mas não aprendemos quase nada sobre como funciona o mundo dentro de nós.
Roberto Justus disse um dia “ É mais fácil transformar um líder em um gestor de comunicações do que ensinar um expert em ciências de comunicações a ser um bom líder."

Uma pergunta que sempre faço aos meus alunos e coachees é: O que você precisa SER para alcançar o que deseja TER? Fica a reflexão...

6- Sugira o que gostaria de encontrar no Projetando Pessoas no próximo ano do Site:

Gostaria de ler histórias do cotidiano e apresentação de soluções para problemas comuns do dia-a-dia.
[jetpack-related-posts]