Projetar Pessoas por Zilda Santiago Maciel

30 ago 2012


1-Perfil do Entrevistado 


NOME –


Zilda Santiago Maciel


 -atividade desempenhada

-descrição de sua experiência/perfil


Trabalhei desde cedo com meu pai que tinha uma transportadora e já nos levava do trabalho para casa aos 11 aninhos e depois era cuidar do trabalho na agência mesmo. Tudo isto foi muito bom para mim. Ensinei por um período no colégio que estudei, ou seja, o que quero dizer é que sempre trabalhei com gente.

Há quase trinta anos trabalho e frequento a mesma instituição, apesar de ter também trabalhado para outras. Sou palestrante espírita e monitora de grupos de estudo desde 1990 e coordenei a livraria da instituição durante anos... Montei livrarias, em Recife para eventos espíritas que recebiam em média 3.000 pessoas.

Já percebeu amiga que meu negócio é gente e livro...rsrsr.

Amo o que faço e fico feliz de poder passar o que aprendo para os outros.


Tenho três blogs cuja meta é esta, e, sobretudo divulgar a Doutrina Espírita.

Sou mãe de quatro presentes de Deus e avó de nove outras maravilhas.

Estive por dois anos diretora de um Lar Geriátrico o que foi uma experiência muito boa.


2-Para você o que é Projetar Pessoas?


- Penso que meu trabalho levando conhecimento para que se cresça espiritualmente, possa ser considerado, como uma tentativa de projetar pessoas, mas a certeza só elas darão.

A semeadura é feita.


3-Conte uma vivência aonde você foi projetado enquanto pessoa:


Tive um problema muito sério de ordem pessoal, como nunca tivera antes e que muito me abalou.

Sempre gostei muito de ler e passei um ano sem concentração para isto; Um amigo espírita (eu não era ainda), me emprestou um livro ,um romance espírita: A VINGANÇA DO JUDEU; Comecei a ler a noite e só parei quando terminei, literalmente...Acordei para o mundo espiritual e venci, aquela dor me parara, continuei estudando a Doutrina por dois anos em casa até chegar à instituição que hoje ainda frequento e trabalho.

Nada me impulsionaria ao crescimento espiritual e suas consequências como este fato.


4-Cite uma situação em que você pôde contribuir para a projeção de uma pessoa.


Quem tiver recebido este benefício é que deveria dizê-lo.

Não cabe a mim, mas tenho um valioso bilhete de uma jovem que participou dos estudos comigo e mo enviou agradecendo pelo que aprendera sobre a Doutrina Espírita com os ensinamentos que ministramos. Outros companheiros também se mostram gratos e expressam isto.


5-Passe uma mensagem para o Projetando Pessoas


“AMAI-VOS E INSTRUÍ-VOS” – JESUS


6-Sugira o que gostaria de encontrar no blog Projetando Pessoas no próximo ano do blog




Sempre algo que nos ajude a crescer na vida e na prática do bem que ainda é tão tímido.Zilda querida, obrigada pelo iluminado presente recebido em forma dessa linda entrevista!

Vou meditar sobre sua sugestão e aprofundar no tema Prática do BEM, pensando no mundo corporativo x vida pessoal,  no Projetando Pessoas, aguarde que vamos debater a respeito! 

O blog da Zilda, Somos todos aprendizes -  http://zildasantiago.blogspot.com.br//, é um ensinamento de vida e vale a pena ser visitado.


[jetpack-related-posts]