Projetar Pessoas por Eraldo Peçanha

02 fev 2012




foto acervo próprio

1-Perfil do Entrevistado - 
 -nome - Eraldo Soares Peçanha


-atividade desempenhada 


- CONTROLLER, CIO, DIRETOR OPERACIONAL E EXECUTIVO E ATUALMENTE CONSULTOR DE CONTROLES E PROCESSOS FINANCEIROS


-descrição de sua experiência/perfil


- SOU FORMADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS.

TIVE QUARENTA E UM ANOS DE ATIVIDADE PROFISSIONAL, TENDO SIDO CONTROLLER DE EMPRESA DE GRANDE PORTE COMO A ARACRUZ CELULOSE, CSN E EMBRATEL, TENDO TAMBEM ATUADO EM AUDITORIA INTERNA, COMO CIO E NA EMBRATEL COMO DIRETOR EXECUTIVO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA.

MINHA ULTIMA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL FOI NA ICATU SEGUROS COMO DIRETOR EXECUTIVO DAS AREAS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E OPERAÇÕES, ACUMULANDO NUM CERTO PERÍODO AS AREAS ADMINISTRATIVA E RECURSOS HUMANOS.



FUI MEMBRO DE DIVERSOS CONSELHOS FISCAIS E SUPLENTE DE CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO.

2-Para você o que é Projetar Pessoas? 


É DAR A ELAS UM VOLUME DE INSUMOS BASICOS QUE PERMITAM A SUA EVOLUÇÃO NAS AREAS DE NEGOCIOS E HUMANAS.  É COLOCA-LAS PARA CORRER RISCOS DENTRO DO SEU PERFIL, POSSIBILITANDO QUE ELAS SE DESENVOLVAM COM AÇÕES PRÓPRIAS, QUE PERMITAM QUE A SUPERVISÃO RECEBIDA SEJA REDUZIDA CADA VEZ MAIS, ATE QUE NOVOS DESAFIOS/RISCOS  MAIS ROBUSTOS LHE SEJAM CONFIADOS.



SOMENTE COM EXPOSIÇÃO AS PESSOAS APRENDEM E CRESCEM EM SUAS AREAS DE ATUAÇÃO, BEM COMO SE SENTEM SEGURAS PARA ABSORVER OUTRAS ÁREAS CORRELATAS, MAS AINDA SEM DOMINIO, PELA FALTA DE VIVENCIA.

3-Conte uma vivência aonde você foi projetado enquanto pessoa, 


FORAM MUITAS EXPERIENCIAS NOS 41 ANOS DE ESTRADA PROFISSIONAL, MAS A VIVIDA NA CSN FOI A MAIS ROBUSTA, PORQUE A PESSOA E O PROFISSIONAL FORAM EXPOSTOS A CADA MOMENTO A SITUAÇÕES MUITAS DAS VEZES AINDA NAO EXPERIMENTADAS. UMA EMPRESA RECEM-PRIVATIZADA, COM UM LEGADO  DE AUTO ESTIMA FRAGMENTADA DE SEU TIME, PELO MENOS NA NOSSA AREA DE ATUAÇÃO.

TIVEMOS QUE CONVERSAR MUITO COM AS PESSOAS, MUDAR A SUA FORMA DE FAZER AS COISAS, OUVI-LAS EM DIVERSAS PESQUISAS INTERNAS E SEMINARIOS FECHADOS, ONDE DISCUTIAMOS ESSES RESULTADOS E TRAÇAVAMOS PLANOS DE AÇÃO. EM SETE ANOS SAIMOS DE UMA CONTROLADORIA DE 180 FUNCIONARIOS PARA UMA DE 80, SEM QUE TIVESSEMOS SEQUELAS OU CICATRIZES VISIVEIS.

FORMOU-SE UM TIME COM OS MELHORES PROFISSIONAIS, AGORA FELIZES E BEM REMUNERADOS E PRODUZINDO NO MAXIMO DA SUA CAPACIDADE, COM QUEM AINDA MANTENHO UM OTIMO RELACIONAMENTO, MESMO APOS OITO ANOS DA MINHA SAIDA DE LA. APRENDI MUITO NA CSN E DIGO SEMPRE, QUE A VIVENCIA DESSES SETE ANOS FORAM EQUIVALENTES AO VINTE E DOIS DA ARACRUZ, PELA INTENSIDADE COM QUE VIVEMOS AQUELE PERIODO.



E NA ARACRUZ TAMBEM NAO HOUVE MOLEZA, MAS FOI UMA EMPRESA QUE COMEÇAMOS QUANDO ELA NASCEU E O QUE FIZEMOS, FOI AJUDA-LA A CRESCER.

4-Cite uma situação em que você pôde contribuir para a projeção de uma pessoa 


- ACRESCENTO NESTE BLOCO QUE A CONTRIBUIÇÃO SO SE EFETIVA SE A PESSOA QUE A RECEBE FIZER A SUA PARTE,  ENGAJANDO-SE E  COMPROMETENDO-SE COM O PROCESSO DE MUDANÇA, PRIMEIRAMENTE A SUA PESSOAL E DEPOIS A DA EMPRESA.



O IMPORTANTE E QUE IDENTIFIQUEMOS NUM AMBIENTE CORPORATIVO PESSOAS QUE QUEREM SADIAMENTE SE PROJETAR - ELAS SE TORNARÃO OTIMAS MULTIPLICADORAS

5-Passe uma mensagem para o Projetando Pessoas 


- ESTE TEMA É MUITO INTERESSANTE, POIS NA MINHA VIDA PROFISSIONAL PUDE CONSTATAR QUE SE NÃO PROJETARMOS PESSOAS, COM DETERMINAÇÃO, VONTADE PERCEPTIVEL, SEM INTERESSE PESSOAL E COM GRANDE DESPRENDIMENTO, NÃO VAMOS COLHER RESULTADOS GRANDIOSOS.




O MELHOR RESULTADO, APÓS A PARTE MATERIAL QUE  É CAPTURADA PELA EMPRESA, É O PROFISSIONAL PODER OLHAR PARA O SEU TIME E, SILENCIOSAMENTE, SE ORGULHAR DELE PELO SEU BELO DESEMPENHO E POTENCIAL COM QUE ATUAM.

6-Sugira o que gostaria de encontrar no blog Projetando Pessoas no próximo ano do blog 


- BONS RELATOS DE EXPERIENCIAS QUE POSSAM CONTRIBUIR PARA MAIS PESSOAS SE DEDIQUEM A PROJETAR OUTRAS.


Eraldo Peçanha é um dos profissionais que mais marcou positivamente a minha carreira.

Atuamos profissionalmente juntos na Aracruz Celulose, aonde ele era meu usuário e eu o atendia enquanto suporte sistêmico de Tecnologia da Informação.

Mais tarde ele foi um dos que me recomendaram para a Companhia Siderúrgica Nacional aonde também o atendi como TI-usuário e mais tarde, ele foi meu chefe.

Aprendi muito com Eraldo e até hoje, mais de 10 anos depois, coloco em prática exemplos de posturas na tomada de decisão que admirava nele e aprendi com ele!

É uma honra tê-lo no Projetando Pessoas!


[jetpack-related-posts]