Projetar Pessoas por Cezar Tegon

09 abr 2015

unnamed (4)



 

1-Perfil do Entrevistado

Cezar Antonio Tegon | www.tegon.com.br


Presidente do Portal Elancers.net, Presidente do conselho de administração do Click@Gestão e Sócio Diretor da Consultants Group by Tegon. Possui 30 anos de experiência na área de RH e Gestão empresarial.


Brasileiro - 50 Anos. Graduado em Estudos Sociais, Administração de Empresas e Direito.

Pioneiro no Brasil em construção e implementação de soluções informatizadas para Gestão de Pessoas. Coordena os projetos na área de Desenvolvimento Organizacional e de Turn-Around da Consultants Group by Tegon.


Palestrante em vários congressos e universidades sobre temas relacionados à Gestão de Pessoas, Tecnologia da Informação e Perfil Comportamental.


Especializações:

· Administração e gestão temporária de negócios - Turnaround.

· Planejamento estratégico e Convergência Estratégica.

. Criação e construção de sistemas para área de RH e Gestão.

· Planejamento e desenvolvimento de RH.

. Especialista em revisão de processos.


2-Para você o que é Projetar Pessoas?

É criar as condições e fornecer os meios para as pessoas que trabalham para você ou com você, tenham a oportunidade de realizar seu trabalho no seu potencial máximo.


Penso que é fundamental não exigir ou esperar que as pessoas façam um bom trabalho se as atividades de seu dia a dia estiverem fora do seu perfil pessoal. É muito importante colocar a pessoa certa no lugar certo, e isso passa por não exigir que as pessoas realizem algo que não faça parte de sua aptidão.


Minha meta pessoal para projetar pessoas, é dar a elas a oportunidade de trabalhar onde consigam usar o máximo de suas habilidades naturais. Só assim podemos levá-las à realização de seu pleno potencial, que por consequência as tornarão mais felizes.


Não se trata de discurso piegas, uma vez já esta provado que manter pessoas felizes no trabalho aumenta os resultados da empresa. Portanto, quem trabalha no que gosta, trabalha mais feliz e é mais produtivo! Ganha a pessoa e o empresário.


3-Conte uma vivência aonde você foi projetado enquanto pessoa:

Comecei a trabalhar muito jovem, e sempre gostei de assumir desafios e solucionar problemas, sim, procuro simplificar ao máximo a situação problema, em seguida penso em soluções simples e vou expandindo o grau de dificuldade e avaliando tipos de soluções possíveis.


Desde o início de minha carreira tive pessoas que acreditaram neste "potencial subjetivo" e me deram espaço para exercita-lo. Posso dizer que tive muitos lideres que me ajudaram a crescer e reforçaram minha auto confiança.


Uma experiência que não esqueço, aconteceu ainda quando eu tinha meus 17/18 anos, quando um Gerente me deu a oportunidade de fazer alguns trabalhos difíceis que envolviam relacionamento com outras áreas e por causa desta oportunidade, fui reconhecido na empresa e consegui algumas promoções.


4-Cite uma situação em que você pôde contribuir para a projeção de uma pessoa:

Ao longo de minha carreira tive a oportunidade de projetar muitas pessoas, pois acredito que é com e através das pessoas que as "coisas" são realizadas. Por este motivo invisto no desenvolvimento profissional de todos que estejam de alguma forma se relacionando comigo.


Por exemplo, uma forma de promover o crescimento das pessoas em minhas empresas, independente do nível hierárquico, é concedendo bolsa de 50% de desconto para formação universitária. Hoje muitos dos profissionais que cursaram faculdade ou pós graduação, são gratos e reconhecem que receberam incentivo que fez diferença em suas vidas e carreiras.


5-Passe uma mensagem para o Projetando Pessoas:

Sugiro que as pessoas usem uma técnica antiga que denomino de TBC - Tira a Bunda da Cadeira, ou seja circule pelas áreas, ajude os colegas de trabalho, converse com pessoas de todos o níveis hierárquicos, bem como, observe o dia a dia da empresa e faça parte de verdade de "sua empresa". Abra esta "janela" para você mesmo e sua vida profissional ficará muito mais gostosa!

[jetpack-related-posts]