Projetar Pessoas por Daniela Munhoz

03 jul 2014



1 - Perfil do Entrevistado

- Nome: Daniela de A. Hirtenkauf Munhoz
- Atividade desempenhada: Diretora das empresas Núcleo Consultoria Psicológica e Núcleo Coaching (empresa vinculada à SBCoaching pelo programa Partner). Psicóloga e Coach.

Formação: Psicóloga especialista Psicologia Organizacional e do Trabalho e cursando especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental (2013-2014);

Atua como Psicóloga Organizacional desde 1996 e como consultora na área desde 1999, desenvolvendo pessoas, equipes e organizações de projeção nacional e diferentes segmentos.

Oriento pessoas em suas carreiras desde 1999, tendo auxiliado mais de 500 pessoas a definirem sua missão e seus objetivos profissionais e pessoais.

O trabalho como Coach iniciou-se em 2012 quando fiz a formação pelo ICI e ampliou-se em 2013, com as formações e o MBA da SBCoaching e Fappes.
Meu trabalho centra-se nas áreas business, executive, leadership e career.

2 - Para você o que é Projetar Pessoas?

Para mim, Projetar Pessoas é basicamente estar aberta às pessoas. É o ato de efetivamente contribuir com o desenvolvimento das pessoas de forma que elas alcancem resultados melhores em termos profissionais e pessoais, ou seja, aliando trabalho e qualidade de vida para que possam usufruir dos benefícios alcançados. É servir como uma mola propulsora e disparadora do crescimento humano, obtendo resultados reais em suas vidas. Também entendo que a projeção acorre através de uma relação de parceria, onde o principal componente é o interessado direto, seja ele advindo de uma relação profissional ou pessoal, pois tendo como missão a “contribuição”, esta se dá a todo instante e em qualquer espaço de minha vida. Desta forma, projeção não deixa de ser uma tomada de decisão com ação. Nós somos autores de nossa projeção através do que fazemos, do como fazemos, do quando fazemos, do quanto fazemos, do porque fazemos e com que fazemos.

3 - Conte uma vivência aonde você foi projetado enquanto pessoa:

Tive várias situações onde me senti projetada, seja pessoal ou profissionalmente. A maior vivência veio de meus pais, responsáveis por minha projeção à vida!!! Minha mãe, por acreditar sempre em mim. Meu pai, pelo exemplo de vida tendo enfrentado e superado uma guerra que acabou o trazendo para o Brasil e o fazendo demonstrar que tudo é possível! Da mesma forma, a experiência com a maternidade de três filhos maravilhosos me projeta a cada dia e me orienta na busca de ser hoje sempre melhor do que fui ontem. E nenhuma projeção seria possível se não tivesse o apoio incondicional de meu marido para que eu vá em busca de meus objetivos.

Profissionalmente, fui projetada quando, um mês antes de me formar, fui indicada para assumir como psicóloga numa grande empresa de transporte região. Naquele momento, com praticamente nenhuma experiência, entendi que as pessoas acreditavam no meu potencial, na minha competência pessoal e profissional e, a partir do enfrentamento deste desafio (porque foi desta forma que encarei) pude experimentar-me, agir, obter resultados e contribuir também com os demais. Esta experiência abriu as portas para meu trabalho junto às empresas, pois a partir dela busquei minha especialização na área de atuação e, depois de 4 anos, decidi abrir minha empresa de consultoria, a qual neste ano está completando seus quinze anos de muito trabalho junto à empresas de pequeno, médio e grande porte, em diferentes segmentos.

4 - Conte uma situação onde você pode contribuir com a projeção de uma pessoa:

Como psicóloga e coach, creio que contribuí com várias pessoas, grupos e empresas, de diferentes setores, para que elas descobrissem e desenvolvessem seu potencial. Como Coach de carreira e orientadora profissional, vivenciei muitas experiências gratificantes ao acompanhar a descoberta interior de cada um pelo prazer em algo significativo profissionalmente. Várias vezes encontro adolescentes que passaram pelo programa de OPV (Orientação profissional Vocacional) felizes no curso ou na profissão escolhida, ou seja, realizados. Também desenvolvo através da Núcleo Consultoria Psicológica Empresarial, mais dois programas de Desenvolvimento de Carreira que têm como foco o despertar de um potencial em direção a um objetivo que faça sentido e que o coloque em ação para que obtenha os melhores resultados possíveis. Ver, na prática, a concretização deste processo é fantástico. Mesmo com todas estas experiências, cito aqui uma situação bem particular, da equipe da Núcleo. No final de 2012 minha sobrinha formou-se em psicologia e sua escolha pela profissão, de alguma forma, passou pela convivência com o meu fazer e paixão profissional. Recém formada e morando distante, mas com muito desejo de se expandir, a convidei para trabalhar na Núcleo Consultoria. Ela aceitou o desafio! Meu papel durante o período inicial foi o de estimulá-la a superar cada dificuldade, dar autonomia para que ela se mostrasse como profissional e, ao mesmo tempo, estar aberta para aprender com ela muitas coisas que se perdem ao longo dos anos depois de muito tempo de formada. Hoje, um ano e meio depois, conto com ela como um grande suporte na empresa. Depois de 9 meses ela assumiu a coordenação da área clínica da empresa e é responsável por vários profissionais que trabalham em parceria conosco, sendo indicada e requisitada para trabalhos específicos junto a alguns clientes. Acompanhar este crescimento e resultado é algo indescritível e que só me faz acreditar cada vez mais em minha missão e na capacidade humana de desenvolvimento. Além deste exemplo, percebo que a Núcleo serve como um espaço de desenvolvimento e oportunidade de crescimento, tanto para os profissionais como os estagiários que dela fazem parte. Sou grata a cada um e me orgulho da realização de um sonho e da capacidade das pessoas que o tornam realidade.

5 - Passe uma mensagem para o Projetando Pessoas:

Faça tudo com muita PAIXÃO, não só em relação ao que você faz, mas também e principalmente em relação às pessoas. Da mesma forma, ACREDITE naquilo que você faz e na capacidade dos outros fazerem com você, por você e por eles mesmos! Seja SINCERO, consigo e com os demais, reconhecendo suas capacidades e limitações para, a partir disso, traçar o norte para o desenvolvimento e projeção, pessoal e profissionalmente.

6 - Sugira o que gostaria de encontrar no Projetando Pessoas no próximo ano do Site:

Já pensaste em incluir entrevistas com adolescentes? Penso que seria algo muito interessante.
[jetpack-related-posts]