Projetar Pessoas por Daniele Hanemann

21 jan 2016

160121-entrevista2

1-Perfil do Entrevistado

-Nome: Daniele Ramalho de Assis Hanemann

https://br.linkedin.com/in/danielehanemann

-Atividade desempenhada: Consultora em Desenvolvimento Humano - Psicologia, Coaching & Constelação Sistêmica

-Descrição de sua experiência/perfil:
Desde sempre sou observadora e busco desenvolvimento pessoal e das pessoas próximas. Tive a oportunidade atuar desde bem jovem numa diversidade de funções, por exemplo, como promotora e instrutora de vendas, professora de psicologia e comportamento organizacional, líder de processos e gerente de projetos. O contato com outros valores e costumes, possibilitado nas viagens em família, também colaborou muito para a minha compreensão da diversidade humana.

Venho de uns cinco anos pra cá ampliando a formação e a atuação em humanas. Então, como consultora, converto essa bagagem numa atitude sistêmica e holística de buscar a compreensão do universo de cada cliente. Juntos identificamos o que tem pra ser feito. Oriento as melhores práticas para o gerenciamento das pessoas, processos e projetos.

Ajudo o empreendedor a transformar o cenário atual e a planejar o cenário futuro, ver com mais clareza como estão as coisas e criar soluções, inovar, se surpreender ao alcançar seus objetivos.

Tudo isso está relacionado à minha missão de educar e desenvolver pessoas (re)criando a nossa realidade.

2-Para você o que é Projetar Pessoas?
Pra existir é preciso sonhar, desejar e transformar essa versão digital, imaginária, em realidade. Projetar pessoas é apoiá-la nesse processo de (re)criar, é auxiliar nos critérios de escolha e nas melhores práticas para chegar lá.

3-Conte uma vivência aonde você foi projetado enquanto pessoa:
Quando fui convocada para implantar o primeiro escritório de projetos da diretoria de vendas foi como dar um salto quântico na vida profissional. Tinha uma boa experiência na área mas voltada para processos, otimização e mapeamento de rotinas já praticadas.

Tive que sair daquela "zona de conforto", me projetar. Aprendi novas metodologias, criei novas perspectivas pra mim e pra cada projeto que entrava em pauta.

A possibilidade de contribuir na cadeia de transformações, fazer mentoria dos projetos e organizar o portfólio para report executivo me ensinou muito a lidar com o novo, a pensar "fora da caixa". Foi um exercício ótimo e aprendizado pra vida.

4-Cite uma situação em que você pôde contribuir para a projeção de uma pessoa:
A maioria das pessoas busca, na verdade, alinhar suas ações à sua missão e à sua essência, ainda que se confunda com outros objetivos pelo caminho. Em geral, não temos clareza de nenhum dos dois aspectos e seguimos o ritmo, sem nos dar conta do quanto mais e melhor podemos ser, fazer e ter (por merecimento).
Como exemplo prático, vou te contar de uma cliente que atendi no ano passado. Ela é uma executiva muito competente cuja inquietação ocorria por ter o seu modo de atuação criticado por alguns pares, apesar de conseguir excelentes resultados para empresa.
Identificamos que havia um desalinhamento crítico e essencial entre o seu perfil, sua visão e a governança corporativa.
Projetamos o que seria interessante como desafio imediato e futuro. Tendo objetivos mais coerentes consigo e com a realidade, ela pôde alterar sua atitude, incrementar a sua vivência profissional com recursos do coaching e delinear uma melhor trajetória.

5-Passe uma mensagem para o Projetando Pessoas:
Enfrentamos muitas turbulências nesse 'vôo' entre pensamentos, emoções e comportamento. É uma jornada complexa e nos exige dispor de toda nossa bagagem, além do fôlego. Ainda assim, os benefícios compensam cada experiência, cada investimento. É por nós. É pra todos. É ganha-ganha. Vamos juntos!

6-Sugira o que gostaria de encontrar no Projetando Pessoas no próximo ano do Site:
Trabalho em equipe
[jetpack-related-posts]