Projetar Pessoas por Eduardo Colamego

20 fev 2014

eduardocolamego

1- Perfil do Entrevistado
Profissional de Recursos Humanos, hoje atua como Coordenador de RH e Relações Institucionais.

Também é Diretor de Projetos no Instituto Brasileiro de Ética nos negócios, palestrante, com formação em Gestão de Recursos Humanos cursando PDD da Fundação Dom Cabral, além de possuir diversos cursos na área de gestão de pessoas entre eles, comportamento Organizacional, ética e Relações Humanas no trabalho, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Educação Corporativa, empreendedorismo e gestão do Conhecimento.

Trabalhou com Treinamento e desenvolvimento de pessoas para grandes operações de call center, ministrando conteúdos de grandes clientes.

Supervisionou e geriu equipes de atendimento, focado em qualidade, respeito e ética no tratamento com os clientes e colaboradores utilizando o que chama de (Gestão de Consciência) "Ninguém faz nada bem feito simplesmente porque foi uma ordem direta e ponto, se não está consciente do porque, e que resultado sua ação trará, dificilmente irá realizar um grande trabalho.

É preciso mostrar o propósito, só transforma-se algo em realidade através da consciência".

Dedica-se à pesquisa e ao estudo em cenários e tendências da gestão empresarial, em temas ligados principalmente ao desenvolvimento do capital intelectual, estratégias competitivas, mercado de trabalho, perfil profissional, vocação e desenvolvimento de carreira, inovação e a melhoria da qualidade.

2- Para você o que é Projetar Pessoas?
Projetar pessoas é uma capacidade incrível de contribuir para que as pessoas que conhecemos possam se lançar em busca de seus propósitos e não apenas atingirem tais propósitos, mas ainda que possam sempre sustentar a ideia de progresso, não apenas próprio, mas também que tenham utilidade no progresso da sociedade em que vivem.

3- Conte uma vivência aonde você foi projetado enquanto pessoa:
Graças a Deus, tenho vivido inúmeras experiências que contribuem para eu me projetar, escolher uma não é tarefa fácil, mas posso destacar que a paternidade é uma vivencia transformadora. Tenho uma filha de dois anos e desde que nasceu vem contribuindo para que eu seja melhor, conheci através da minha filha, um amor que eu nunca pensei que pudesse sentir e pude entender finalmente a velha frase que ouvia de minha mãe: “Quando você for pai, vai entender.” Hoje eu sei e que bom que sei.

4- Cite uma situação em que você pôde contribuir para a projeção de uma pessoa:
Por trabalhar com gestão de pessoas e recursos humanos, tive e tenho varias experiências que senti e sinto uma alegria imensa em ser útil seja na projeção das idéias, projeção da carreira e descoberta da vocação, mas uma situação marcante foi quando pedi que um determinado colaborador fosse transferido para minha equipe quando em uma reunião foi dito que se nenhum supervisor o quisesse, ele seria desligado.

Eu o conhecia por sua “fama” na operação e por conversar em alguns momentos com ele, por isso, sabia que era um cara inteligente e capaz, mas precisava ser aconselhado e tive com ele uma conversa muito franca e disse que ele tinha meu crédito e que poderia ser muito melhor que era naquele momento.

Algum tempo depois, ele era um dos melhores da operação, além de ter contribuído dentro dela, inclusive com a revisão da intranet acessada por todos os colaboradores.

Hoje, após alguns anos, ele está muito bem profissionalmente e acaba de se casar.

5- Passe uma mensagem para o Projetando Pessoas:
Tenho como missão, ser socialmente útil e ser útil de alguma forma é maravilhoso.

Não podemos viver de forma egoísta e apequenando nossa existência assim, precisamos ampliar nossa vida, compartilhando o melhor de nós e aprendendo o melhor com os outros.

É preciso enquanto estamos aqui dar o nosso melhor, nos doar em tudo que fazemos e naquilo em que formos solicitados, viver plenamente isso sim.
Em João 10:10 Jesus nos dá esse presente dizendo: O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham plenamente.
Refletindo algumas vezes cheguei a uma frase e deixo aos amigos leitores. “O que importa entre o vir e o partir é a estadia.”

Então amigos enquanto aqui estamos, vivamos com plenitude e façamos o nosso melhor.

6- Sugira o que gostaria de encontrar no Projetando Pessoas no próximo ano do Site:
Olha, o site está muito bacana e a ideia do Projetando Pessoas é excelente.

O que posso dizer é que eu gosto bastante de conhecer histórias de pessoas que fizeram e fazem a diferença em suas vidas e na vida de outras pessoas, portanto, se posso sugerir algo seria ver histórias assim.
[jetpack-related-posts]