Projetar Pessoas por Eugenio Pimenta

02 jan 2014

eugenio_pimenta


1- PERFIL DO ENTREVISTADO: EUGENIO PIMENTA
Sempre fui apaixonado por tecnologia, e por isso optei por cursar Engenharia Elétrica, onde tive o primeiro contato com o mundo digital – o que, de alguma forma, viria a estar presente em toda minha carreira.
No ano que me formei, passei num concurso para a Petrobras, e durante muitos anos atuei no desenvolvimento de softwares gráficos para a área de Exploração e Produção.
Nesse período, fiz um mestrado e participei de vários projetos fascinantes, que usavam o que havia de mais moderno em tecnologia.

Estava tudo bom, até o momento que meu interesse em participar de decisões estratégicas ficou mais forte do que a paixão por tecnologia.
Sem espaço na Petrobras para desenvolver uma carreira gerencial, aproveitei o momento de abertura do mercado de telecom e aceitei o desafio de liderar uma área de produtos da Intelig.
A empresa ainda estava no seu inicio de operação, e naquele momento reunia tudo que eu buscava: oportunidade de crescimento, espírito de start-up e uma galera jovem extremamente talentosa.
Depois de alguns anos assumi a Diretoria de Produtos, sendo responsável pelo desenvolvimento e gestão de todos os serviços da Empresa.

Alguns anos depois, recebi o convite para liderar a área de produtos da Brasil Telecom, em Brasília.
Com uma equipe formada por vários talentos que vieram da Intelig e vários outros que já estavam na empresa, reformulamos a forma da empresa lançar novos produtos.
Depois de cerca de 3 anos na ponte aérea Rio-BSA, surgiu a oportunidade de trabalhar na Cisco – empresa que sempre me ajudou no criação de serviços inovadores na Intelig e BrT.

Na Cisco, eu era responsável por desenvolver as operadoras de telecom como canais de venda em países emergentes.
Foi mais um momento muito especial da minha carreira, quando eu pude participar de projetos em países com culturas e mercados completamente distintos.

A minha última experiência profissional foi no Esporte Interativo, sendo responsável pela comercialização do seu conteúdo em meios digitais. Além disso, lançamos um serviço online, onde assinantes tem acesso à programação Ao Vivo e a uma biblioteca de vídeos de esporte.

2- PARA VOCÊ O QUE É PROJETAR PESSOAS?
É dar espaço, ferramentas e exemplo para que pessoas desenvolvam seu potencial e atinjam seus objetivos pessoais e profissionais.

3- CONTE UMA VIVÊNCIA AONDE VOCÊ FOI PROJETADO ENQUANTO PESSOA:
Prefiro não citar uma experiência específica.
Todas as transições da minha carreira envolveram alguma mudança significativa, seja de área de atuação ou segmento de mercado.
Sempre me senti extremamente atraído pelo desafio de fazer uma coisa completamente nova.
Quando olho pra trás, tenho muito orgulho de ter tomado decisões seguindo esse sentimento.
Mas, isso só foi possível porque as pessoas que me contrataram também fizeram suas apostas acreditando no que eu poderia entregar.

4- CITE UMA SITUAÇÃO EM QUE VOCÊ PÔDE CONTRIBUIR PARA A PROJEÇÃO DE UMA PESSOA:
Da mesma forma, fica difícil citar um caso.
Hoje, fico muito feliz ao ver pessoas que trabalharam comigo em posições de liderança em grandes empresas.
E para ser sincero, não tenho dúvidas que foram eles que construíram seu sucesso – eu só procurei não atrapalhar... ;-)

5- PASSE UMA MENSAGEM PARA O PROJETANDO PESSOAS:
A projeção de pessoas é uma mão de duas vias.
Não conheço ninguém que tenha construído uma história profissional admirável, que não tenha como característica o desenvolvimento de pessoas.

6- SUGIRA O QUE GOSTARIA DE ENCONTRAR NO PROJETANDO PESSOAS NO PRÓXIMO ANO DO SITE:
Eu desejo que o Projetando continue sendo um lugar pra gente reencontrar e conhecer pessoas bacanas.
[jetpack-related-posts]