Projetar Pessoas por Fabio Arruda

20 nov 2014

unnamed (1)

1-Perfil do Entrevistado  Fabio Arruda


E-mail: adm.fabioarruda@outloook.com  /  Site: www.arrudaconsult.com.br 


Mestrando em Administração; Bacharel em Administração de Empresas; Especialista em Gestão de Saúde & Segurança do Trabalho; Especialista em Engenharia de Produção; Especialista em Gerenciamento de Projetos; MBA Executivo em Gestão de Pessoas; Gerente de Saúde & Segurança do Trabalho na empresa Vale S/A; Professor de Cursos de Pós-Graduação no Instituto Carlos Chagas/PUC-GO; Auditor de programas de certificações de empresas em SGI (Sistema de Gestão Integrada); Coach com certificação internacional pelo IBC (Instituto Brasileiro de Coach); Coautor dos livros “Coaching: A solução” e “Capital Intelectual” ambos pela editora SerMais. Idealizador do Arruda Consult, página eletrônica que apresenta e debate temas na área de gestão empresarial, motivação, carreira e gestão de pessoas.


2-Para você o que é Projetar Pessoas? 


Entendo projetar pessoas como participar diretamente de seu desenvolvimento e ajudá-las a alcançar seus sonhos e objetivos, para isso podemos lançar mão de diversas ferramentas como avaliação de competências, capacitação, feedback, coaching ou ainda um simples e sincero bate-papo. Este direcionamento evolutivo demostra o caminho daquilo que se quer, ou pelo contrário, o caminho daquilo que não se quer.


3-Conte uma vivência aonde você foi projetado enquanto pessoa: 


 Tive diversas oportunidades em minha vida pessoal e profissional de ser “projetado”, lembro de um líder que tive no inicio da minha vida profissional que foi um marco em minha carreira, este líder se destacou pela assertividade nas ações, honestidade e forma franca em que fornecia feedback para seus liderados. Nesta época eu era um jovem no inicio de carreira e por diversas vezes me espelhava nas ações deste que foi um dos maiores e melhores lideres que já conheci.


4-Cite uma situação em que você pôde contribuir para a projeção de uma pessoa: 


 Como falei no tópico anterior, tive fortes influências de um “verdadeiro líder” no inicio da minha trajetória, com isso ao longo da minha carreira primei pela gestão de pessoas, desta forma, busco acompanhar de perto os colaboradores de meu time e fornecer feedback focado no desenvolvimento das competências necessárias para o negócio e manter em alta a motivação dos “guerreiros” e a minha também, pois nenhum líder, seja ele gerente, pai ou professor é capaz de motivar e inspirar as pessoas se ele próprio não estiver motivado. Trabalhando desta forma já ajudei muitas pessoas a atingirem seus objetivos, recentemente recebi uma ligação de um colaborador que trabalhou em minha equipe há mais de 8 anos, agradecendo por ter sido um líder que o ajudou a evoluir como profissional, hoje ele está em uma excelente posição. Ajudar as pessoas é o nosso maior prêmio, este é o nosso legado.


5-Passe uma mensagem para o Projetando Pessoas : 


 A mensagem que gostaria de deixar é que os objetivos podem ser atingidos, claro que o caminho para chegar a ele pode ser longo, ter pedras, espinhos ou até mesmo possuir precipícios, mas mire em seu objetivo. Independentemente do que você pretenda obter, alcançar ou desenvolver permitir-lhe ter a certeza que o seu objetivo pode ser atingido, use sua experiência busque o melhor método e planeje as etapas com disciplina.


Muito sucesso nesta caminhada amigo leitor do Projetando Pessoas.


6-Sugira o que gostaria de encontrar no Projetando Pessoas no próximo ano do Site:


Primeiramente gostaria de agradecer a oportunidade de expressar meu ponto de vista sobre os temas apresentados e elogiar o trabalho que a colega Sandra Portugal tem desempenhado neste projeto, sem dúvidas o Projetando Pessoas está ajudando muitas pessoas a se desenvolverem e a se superarem.


Em 2015 gostaria de ver aqui mais assuntos referentes a Avaliação de Competência. Obrigado e até próxima oportunidade!


[jetpack-related-posts]