Projetar Pessoas por Fernando Sarmento

08 ago 2011

fernando sarmento

1- Perfil do Entrevistado

Nome: Fernando Sarmento

Atividade desempenhada: Gerente na Área de Tecnologia da Informação (TI)

Descrição de sua experiência/perfil:

Formação "técnica" na área de Tecnologia da Informação, atuando há mais de 20 anos na área de Sistemas.

Formação em Coaching e Master Practitioner em Programação Neurolingüística (PNL).

De uma forma bem eclética, misturando espiritualidade e ciência, dedico boa parte do meu tempo ao estudo e à divulgação de ténicas que "alavanquem" o Desenvolvimento Humano.

Para isso dou treinamentos sobre Resilência, Metas, Gestão do Tempo e mantenho algumas páginas no Facebook: Carpe Diem (www.facebook.com/pagina.carpediem), Resiliência (www.facebook.com/pagina.resiliencia) e Aqui e Agora (www.facebookcom/aqui.e.agora)

carpediem

2- Para você o que é Projetar Pessoas?

Projetar Pessoas para mim é, na verdade, fazer as pessoas descobrirem o potencial que elas "acham" que não tem. Fazê-las, antes de mais nada, acreditar de que são capazes de conquistar seus objetivos, sejam eles quais forem. Muitas vezes, não nos "projetamos" porque achamos que não merecemos e/ou não somos capazes. Tudo começa em se permitir, em acreditar. O resto deriva disso.

3- Conte uma vivência aonde você foi projetado enquanto pessoa.

Quando tinha 14 anos, conheci um professor de português que, posteriormente, veio a ser meu padrinho e, mais ainda, um grande amigo e mentor. Com ele eu aprendi muita coisa (mas muita coisa mesmo!!) da vida e, uma das mais importantes, é que primeiro precisamos acreditar no interior das pessoas, em seu potencial. Creio que ele tinha a capacidade de ver além dessa casca física que temos... Além dos olhos.

É claro que, só agora, tendo a mesma idade dele quando o conheci e de não tê-lo mais aqui comigo (neste mundo físico) é que percebo e entendo muitas das coisas que ele dizia...

4- Cite uma situação em que você pôde contribuir para a projeção de uma pessoa.

Para quem tem filhos, creio que não existe melhor oportunidade para "Projetar Pessoas". É um aprendizado contínuo. É uma via de mão dupla. Enquanto eu os Projeto como Pessoas, eles fazem o mesmo comigo.

5- Passe uma mensagem para o Projetando Pessoas.

A mensagem é simples: continue com o excelente e motivador trabalho. Tudo que vem a acrescentar ao "Desenvolvimento Humano" é bem vindo. Esse tipo de iniciativa é que tem feito a diferença no mundo de hoje. PARABÉNS!

6- Sugira o que gostaria de encontrar no blog Projetando Pessoas no próximo ano do blog.

Histórias reais de pessoas que "foram projetadas" ou "projetaram" pessoas: entrevistas, cases, biografias,... A meu ver, exemplos de gente de "carne e osso" são os melhores exemplos.

Sarmento é parte do time que denominamos Louco-Suportes, time de formei em 2001 para prestar suporte em TI aos diversos sistemas dos processos de telecomunicações e que se moldou e consolidou num grupo de amigos que entitulamos Anjos de uma Asa Só!

Fernando Sarmento tem uma família linda, de valores sólidos, possui um humor incrível e no grupo sempre teve o papel de Alquimista(foi a primeira palavra que me veio em mente agora!), aquele que transforma qualquer coisa em ouro! Resiliência é uma das palavras que lhe caracterizam, pois com seu talendo, força e determinação está fazendo um ENORME SUCESSO com suas páginas no FACEBOOK!

Sarmento, que sua contribuição ao ProjetandoPessoas, no início dessa semana iluminem aos meus seguidores, tanto quanto você sempre iluminou o nosso grupo por todos esses anos!

Carpe Diem!

Você faz diferença, para o mundo, projetando pessoas? Se sim, me conte a sua história comentando aqui no Blog ou me enviando um email!
[jetpack-related-posts]