Projetar Pessoas por Kathleen Floriano de S. Irizaga

05 set 2013

entrevista

1- Perfil do Entrevistado -

Nome: Kathleen Floriano de S. Irizaga

Atividade desempenhada: Psicopedagoga Clínica, Pedagoga, Autora em Alfabetização, Mãe, Blogueira (http://mamytri.blogspot.com), Fotógrafa, Artesã, Amiga

Descrição de sua experiência/perfil -

A escolha de minha carreira sempre este associada a aprendizagem.

Existia fortemente em mim um sentimento de preocupação em ajudar as pessoas a aprenderem.

Este conceito foi se solidificando e então, na Faculdade de Pedagogia pude encontrar uma boa parte dos instrumentos necessários para esta carreira. Foi através do curso de Especialização em Psicopedagogia que pude realmente aprofundar no que diz respeito à aprendizagem e como funciona o papel de educadores/profissionais envolvidos no processo de construção/estruturação de conhecimento de cada indivíduo. Tenho o afeto como tempero e parceiro para acompanhar trajetória de quem aprende.

Acredito que aprender só acontece quando há afeto - seja no que se aprende, seja no que se quer aprender.

Como mãe, coloquei em prática esta visão/crença de que o afeto é capaz de promover resultados maravilhosos nos mais diferentes segmentos relacionais.

Como amiga, costumo oferecer minha escuta e também palavras que ajudem as pessoas a reconsiderarem situações, pontos de vista e até mesmo diferentes fatos que acontecem nas vidas delas- a fim de que conquistem coragem e força para novas empreitadas, novas caminhadas em suas vidas!

2- Para você o que é Projetar Pessoas?

Projetar pessoas na minha visão, é ajudar com que elas vejam em si mesmas capacidades de redirecionar suas vidas rumo à realização, sucesso, satisfação de algo que conseguem ser ou produzir através de seus próprios meios, talentos, especialidades.

3- Conte uma vivência aonde você foi projetado enquanto pessoa,

No ano de 2001, tive a oportunidade de publicar dois trabalhos em Educação.

A Editora Mediação de Porto Alegre, RS lançou no mercado de literatura para a formação de professores meu livro: Alfabetizando de Março a Dezembro - Relato de uma prática docente, e um capítulo V do livro Projetos Pedagógicos: Cenas de Salas de Aulas.

A professora Jussara Hoffmann, diretora da Editora Mediação, aprovou meu relato e trouxe uma oportunidade maravilhosa como projeção para minha vida profissional.

Desde então, meus trabalhos servem muitas vezes como referencia para estudantes de graduação em Pedagogia, ou ainda nos estudos de pós-graduação.

Em 2011, com a mudança da lei do Ensino Fundamental, que passou a ser de nove anos, meu livro foi revisto e ampliado para adequar-se às novas propostas.

A professora Jussara foi quem promoveu a projeção, que mais do que o livro, projetou minha realização como pessoa no sentido de que através de estudos e registros dos mesmos, posso estar falando junto ao coração de professoras/profissionais que atuam em salas de aula de Alfabetização, e levam um pouco de mim para seus contextos...

4- Cite uma situação em que você pôde contribuir para a projeção de uma pessoa

Eu gosto de levar mensagens de otimismo e esperança para as pessoas.

Gosto de ajuda-las a pensar que podem ser capazes de intervir em suas realidades de maneiras positivas, tranquilas e redirecionadoras.

Faço questão de escutar e pensar junto em como podem através de suas possibilidades chegarem a novos lugares em suas vidas.

5- Passe uma mensagem para o Projetando Pessoas

O Projetando Pessoas tem este poder de ativar o potencial das pessoas.

Consegue oportunizar com que elas revejam perspectivas e através destes novos posicionamentos ganham diferentes voos em suas trajetórias de vida.

Parabéns ao Projetando e que cada vez mais e mais pessoas, consigam através dele, conquistarem mais e mais sucesso em suas vidas!

6- Sugira o que gostaria de encontrar no blog Projetando Pessoas no próximo ano do Site

Como sugestão, considero que seria interessante encontrar pequenas mensagens - frases de incentivo ou pequenos textos que motivassem ainda mais o leitor do site a querer aprofundar mais no mesmo.
[jetpack-related-posts]