Projetar Pessoas por Marco Fabossi

16 abr 2015

unnamed (5)

1-Perfil do Entrevistado - 
-Nome: Marco Fabossi


-Atividade desempenhada: Coach, Palestrante e Trainer


-Descrição de sua experiência/perfil: Durante 30 anos trabalhei em empresas nacionais e multinacionais, dos quais 20 deles como executivo na área de T.I. Em 2008 decidi deixar o mundo corporativo com a missão de ajudar as empresas e pessoas a conquistarem mais qualidade de vida e melhor clima organizacional através da formação de líderes que estejam dispostos a fazer parte da construção de um futuro melhor, e desde então atuo no mercado de desenvolvimento humano. Em 2008 criei o blog da liderança (www.blogdofabossi.com.br), um dos blogs de liderança mais visitados do Brasil, em 2009 lancei o livro Coração de Líder, que está em sua 3a edição, e em 2011 me uni à Crescimentum - Alta Performance em Liderança.


2-Para você o que é Projetar Pessoas? Quando leio a expressão "projetar pessoas", duas coisas vem à minha mente: "construir" pessoas e "impulsionar" pessoas. Quem me conhece sabe que gosto muito de analogias, e quando penso em projetar pessoas, automaticamente imagino em como funciona e porque acontece o projeto bem sucedido de uma casa, um prédio, uma estrada ou um navio. Acontece primeiro porque alguém acredita que ele é possível, e em seguida faz um desenho de como ficará o projeto pronto, e só então, o planejamento e os recursos necessários para a execução do projeto são desenvolidos. Pra mim, portanto, projetar pessoas começa pela crença de que todo ser humano pode ser melhor do que já é, como pessoa, como profissional, como líder, pai, mãe, marido, esposa, filho, amigo, etc. E por acreditar que "a nova pessoa" é possível, criamos uma imagem ou visão de futuro dela, apoiamos na "execução" do projeto, buscamos brindar os recursos necessários, corrigimos a rota quando preciso, e celebramos cada pequena conquista. Por isso acredito que os líderes são os grandes responsáveis por projetar pessoas, tanto no sentido "construir" como "impulsionar", porque são eles que estão (ou deveriam estar) mais próximos das pessoas no dia a dia e, uma vez que acreditam que elas podem melhorar, se tornam arquitetos desse projeto.


3-Conte uma vivência aonde você foi projetado enquanto pessoa: Passei por vários projetos e projeções em minha vida, mas creio que enquando pessoa, o casamento, a paternidade e, mais recentemente, a oportunidade de me tornar avô, contribuiram demais para o meu crescimento e desenvolvimento como ser humano. Este projeto "família" é a base de tudo que faço, e o alicerce pra tudo o que me proponho a fazer.


4-Cite uma situação em que você pôde contribuir para a projeção de uma pessoa: Como coach, tenho o privilégio de apoiar na projeção de algumas pessoas. Uma delas, que me marcou muito, foi uma executiva que estava absolutamente infeliz no trabalho, e que durante o processo de coaching decidiu fazer o que sabia que tinha vocação e talento pra fazer. Com isso conseguiu melhorar sua qualidade de vida, seu casamento, realizou o sonho de ser mãe, trouxe mutio mais felicidade para sua vida e para a vida de todos ao seu redor.


5-Passe uma mensagem para o Projetando Pessoas:


Um admirador procurou Michelangelo para conversar sobre a famosa estátua de Davi, e perguntou-lhe:


– Como foi que você conseguiu criar esta obra prima? O que fez para produzir algo assim tão maravilhoso? Como foi que trabalhou com o mármore de modo a produzir uma figura humana tão extraordinária?


E Michelangelo respondeu:


– Primeiro eu coloquei toda minha atenção no bloco de mármore ainda não trabalhado. Depois eu fiz alguns rascunhos com lápis sobre a pedra e, em seguida, cortei “tudo o que Davi não era”. Em todo bloco de mármore eu vejo uma estátua como se ela já estivesse pronta diante de mim. Eu apenas retiro o excesso de mármore que aprisiona a figura e deixo que ela se revele aos olhos daqueles que ainda não podem vê-la.


Projetar pessoas é acreditar que dentro de cada ser humano já existe uma obra de arte,  é só trabalhar nela para sua concretização.


6-Sugira o que gostaria de encontrar no Projetando Pessoas no próximo ano do Site: Como a neurociência pode nos ajudar a projetar pessoas.


[jetpack-related-posts]