Projetar Pessoas por Moysés Barbalat

14 fev 2013

Laryssa Moy e Blaynner

1-Perfil do Entrevistado:

Moyses Barbalat (barbalatm@gmail.com)
Diretor de Tecnologia na Abacomm (Integradora de Soluções Móveis).
Pai de 3 filhos, leitor compulsivo e aficionado por tecnologia e afins.

-descrição de sua experiência/perfil:

18 anos de experiência no mercado corporativo com passagens em empresas como Origin, Souza Cruz, Intelig, Oi/Telemar, entre outras.
Atualmente além de atuar como Diretor de Tecnologia da Abacomm, apoio diretamente as iniciativas de vendas e relacionamento.
Iniciei minha carreira na área técnica e com o passar dos anos, migrei para área de negócio, inicialmente com Logística seguindo posteriormente para Administração de Vendas, Planejamento e outras.

2-Para você o que é Projetar Pessoas?
Para mim, o termo "Projetar Pessoas" é bem aplicado como a contribuição para que cada indivíduo ao seu redor possa de maneira especial trilhar caminhos de forma sustentável.

3-Conte uma vivência aonde você foi projetado enquanto pessoa:

Foram inúmeras.
Tive a felicidade de trabalhar com pessoas maravilhosas e destaco aqui 3 delas antes de falar da vivência.

Ulisses Campos, Kleber Meira e Renato Estrella.
Estes 3 formaram um excelente pilar para mim e acho que para vários leitores do blog.
Não limitado a estas mas destaco características fenomenais neles que procuro passar adiante.
Do Ulisses, a serenidade e perseverança; do Kleber, a energia e motivação; do Renato, a integridade e lealdade.

Sobre a vivência, a empresa estava em vias de fechar uma importante parceria com uma das maiores cias. de tecnologia e logística do planeta e era necessário fazer a "venda" para alguns executivos que estavam se inteirando do processo. Entre algumas opções, Ulisses e Kleber toparam a idéia de me enviar para um workshop de alguns dias com os executivos e líderes técnicos na fábrica. Além de todo aprendizado prévio, confiar e suportar me colocaram em outro estágio profissional.

4- Cite uma situação em que você pode contribuir para a projeção de uma pessoa:

Buscava um novo Gerente de Projetos e após algumas entrevistas me deparei com um analista de customer care da própria empresa empolgado com tecnologia e de excelente relacionamento interpessoal. Após algumas rodadas de sondagens e papos, apostei que seria melhor para a empresa e para as áreas, trazer o profissional para o time. A empresa teria o GP que precisava em algumas semanas, o profissional teria uma nova motivação e uma nova perspectiva de carreira e a área anterior se beneficiaria em mostrar que as chances de crescimento estavam ao alcance de todos. Após alguns meses, clientes e colegas elogiaram o desempenho do novo GP e o sucesso consecutivo desde então corrobora a projeção.

5-Passe uma mensagem para o Projetando Pessoas:

Na Intelig, indicado por uma colega nossa (Helga Marcos), fui conversar com o Ouvidor. Pesquisador da USP chamado Jairo (não lembro o sobrenome). Após algumas rodadas, ele me indicou um livro do filósofo estóico Epicteto (A Arte de Viver). Uma frase do livro, interpretada por mim logo abaixo, é útil em diversos momentos e talvez seja interessante para os leitores:

"Ninguém é nada! Nós estamos alguma coisa!"

Ou seja, não há nada (não positivo) em você, vida, comportamento, profissão que você não possa começar a mudar agora!

6-Sugira o que gostaria de encontrar no Projetando Pessoas no próximo ano do blog:

O prazer de continuar reencontrando pessoas sensacionais através dos posts e entrevistas.
[jetpack-related-posts]